quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Tópicos


1.O que é a Religião? Princípios metodológicos de um estudo comparado de religiões (noções de sagrado e de profano; concepções do divino, da alma e da natureza; formas de acção, de meditação e de ritualização; expressão da arte e da sensibilidade).
2. Hinduísmo: introdução histórica - o hinduísmo e o sanātana dharma (“lei eterna”). As civilizações do Vale do Indo e do Ganges: a presença ārya na Índia; a importância religiosa e cultural dos Vedas; o papel do sacrifício na visão bramânica do mundo. O panteão védico e a irrupção da trimūrti hindu (Brahma/Śiva/Viṣṇu). As Upaniṣads e a constituição do hinduísmo. A crise da tradição védica e as novas configurações religiosas na Índia (do jainismo ao vedānta); a interrogação central das Upaniṣads em torno da identidade entre brahman (realidade em si e por si) e ātman (experiência real de si).  A Bhagavadgītā e a interligação entre as visões do mundo das escolas do vedānta e do yoga: ātman e puruṣa. Os conceito de acção (karman) e de amor (bhakti) no poema sagrado da cultura hindu. Análise do Mahābhārata: o aparente conflito entre dharma e compaixão. A arte religiosa (artes poéticas, plásticas e musicais) e a cultura clássica indiana. 
3. Budismo: a génese do budismo na civilização indiana; o “mito biográfico” de Gotama, o Buda, e a eclosão do budismo na Índia; o «sermão de Benares» (Dhammacakkapavattana Sutta) e a doutrina budista; o «nibbāṇa» (nirvāṇa) e a cessação da «insatisfação difusa». O caminho ético da perfeição e a «via do meio». As três principais escolas do Budismo (Hīnayāna; Mahāyāna; Vajrayāna) e as suas raízes indianas. O Budismo e o problema da identidade pessoal. O sermão sobre o «anattā» («não si»/ego) e a natureza da «vacuidade». Os «dhammas/dharmas» e a natureza última da realidade. 
4. As religiões no Extremo-Oriente (Tibete, China, Japão). A importância das filosofias de Kong Fuzi (Confúcio), Mozi, Laozi e Zhuangzi na China, assim como o seu cruzamento com a mitologia e os clássicos chineses. As vias do Tiantai, Terra Pura e Ch’an e a sua influência na cultura coreana e nipónica. A religião tradicional japonesa: o xintō, a via dos kami e a mitologia japonesa (Kojiki/Nihon Shoki). 4.1 A arte e cultura nas tradições tibetana, chinesa, coreana e japonesa. 
5.O cruzamento entre a cultura islâmica e a espiritualidade indiana: o sufismo.

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