sexta-feira, 27 de abril de 2012

Conferência de Adam Hardy sobre a arquitectura dos templos sagrados na Índia




















4 Maio (sexta-feira)
INDIAN TEMPLE ARCHITECTURE AND THE CREATIVE PROCESS
Conferencista: Adam Hardy

Museu do Oriente
Horário: 18.00 às 19.30
Entrada livre, sujeita à capacidade da sala
A conferência é proferida em língua inglesa

"As formas arquitectónicas dos templos medievais hindus traduzem processos de emergência, crescimento e proliferação, que reflectem noções acerca das hierarquias de deuses, procedentes uns dos outros, e do nascimento e evolução do universo. Estes padrões dinâmicos de arquitectura revelam-se nos modos como os templos foram construídos: sucessões de formas crescentemente mais complexas, extrapoladas de formas anteriores, muito mais simples. A arquitectura realiza assim um processo criativo, num duplo sentido: o processo de criação cósmica, por um lado, e o processo humano que o reflecte ao criar o templo, por outro. Os textos canónicos e as tipologias dos templos que neles se baseiam, apesar de aparentemente normativos, são na verdade criativos, segundo uma lógica de crescimento por emanação."

ADAM HARDY, arquitecto, professor de Arquitectura Asiática na Welsh School of Architecture (Universidade de Cardiff), é director do programa PRASADA de estudo comparativo das arquitecturas na Ásia do Sul, membro do British Association for South Asian Studies (BASAS), editor da South Asian Studies e membro das comissões editoriais das revistas Context, Abacus, Spandrel, Pakistan Heritage, South Asian Arts, Journal of History and Social Sciences;  é ainda autor de vasta bibliografia especializada, tendo publicado a obra de referência  The Temple Architecture of India (2007).

Esta conferência tem o apoio das seguintes instituições, financiadas por fundos nacionais através da FCT/MCTES, co-financiadas pelo FEDER, através do COMPETE e do QREN:

CHAIA-CENTRO DE HISTÓRIA DE ARTE E INVESTIGAÇÃO ARTÍSTICA
CENTRO DE FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA (LINHA DE PESQUISA “ESTÉTICA E FILOSOFIA DA RELIGIÃO”)

Sem comentários:

Enviar um comentário